III Encontro de Mediação Familiar da RAM
O III Encontro de Mediação Familiar da RAM – “Mediação um espaço de cidadania”– promovido pelo IPMFF com a parceria da Direção Geral das Políticas de Justiça e da Presidência do Governo Regional da Madeira decorrerá na cidade de Câmara de Lobos, de 5 a 6 de dezembro próximo.
Mediação um espaço de cidadania expressa a crença na mediação como “… um caminho sem defeitos” (Saldanha, 2014), um lugar de relação onde se devolve às pessoas o poder da resolução dos seus conflitos e a ideia de cidadão responsável, de justiça de proximidade, de compreensão, valorização e estima.
O evento , no geral promoverá a divulgação da mediação enquanto espaço de cidadania e em particular a contribuição da mediação familiar para a satisfação das famílias. Para o efeito contamos com um prestigiado elenco de oradores Internacionais, Nacionais e Regionais que permitirão debates profícuos sobre a Mediação e seus benefícios para o cidadão em geral e para as famílias em particular.
O primeiro dia do encontro é dedicado à (re)descoberta da mediação num paradigma de proximidade e cidadania. As pessoas e as instituições estão a dar-se conta da necessidade urgente de lidar e gerir os conflitos de forma efetiva, contribuindo para a diminuição da violência e a promoção de melhores relações humanas. Os debates acerca da mediação comunitária, familiar e escolar enfatizarão experiências práticas que enaltecem a mediação como uma cultura de paz.
O segundo dia de trabalho revelará a situação da mediação em Portugal e na Madeira, bem como diferentes perspetivas da mediação, nomeadamente “Mediação na saúde” e “Mediação turística”.
A participação de oradores como a Professora Dr Leticia Villaluenga, Presidente da Conferencia de Universidades para o estudo da mediação e dos conflitos (CUEMYC) e membro do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal (IMAP), o Dr Maia Neto, Procurador-Geral Adjunto, Representante da Procuradoria-Geral da República na C.N.P.C.J.R e a Drª Maria Saldanha, Presidente do Instituto Português de Mediação Familiar, o Professor Dr Fausto Amaro, Sociólogo e Vice Reitor da Universidade Atlântica e o Dr Jaime Freitas Secretário Regional da Educação, entre outros, dão a este encontro a razão para a vossa presença.
O encontro proporcionará ainda espaços de discussão de pósteres pelo que convidamos à submissão de trabalhos sobre as temáticas em apreço (ver aqui).
Gostaríamos de contar com a frequência de um vasto leque de participantes, nomeadamente profissionais das áreas das ciências humanas e sociais com especial interesse pela mediação, dos amigos do IPMFF e de jovens estudantes (inscrição on-line).
Na expetativa que este evento receba o melhor acolhimento, atenciosamente agradecemos a vossa atenção e divulgação.
M. Luísa Santos
Mediadora Familiar
Inscreva-se aqui.